QUEM É QUE REALMENTE JÁ OUVIU helena sarmento ?


A partir do dia 23 de Setembro de 2014, o disco FADO DOS DIAS ASSIM, de helena sarmento, estará disponível em França e, tal como o seu primeiro disco, FADO AZUL (de 2011) seguirá também para o resto do Mundo pela mão da Sunset France.

No Reino Unido estará em distribuição apenas a partir do dia 29 de Setembro, constando do catálogo da Harmonia Mundi Distribution. No Japão, a partir do dia 20 de Setembro (ainda antes de Paris), através da Tower Records.

Em múltiplos outros sites de comércio on line já desde o dia 12 de Setembro que é possível a sua aquisição.

Mas o FADO DOS DIAS ASSIM não pode ser encontrado nas FNAC´s portuguesas. Consta do catálogo; pode mesmo ser ali encomendado; o interessado esperará semanas sem notícia, até que lhe dizem simplesmente que o pedido não pode ser satisfeito.

O que é que há para ouvir em helena sarmento?

No último dos temas de Fado Azul, Fado Intervenção, fica resumido parte do valor acrescentado que aqui se descobre: sem descurar a tradição, abrem-se portas a uma atitude de combate (que não esquece a ternura) e de luta pela mudança (que não ignora as regras). É um disco de particular coerência, que vai obrigar ao regresso constante.
(João Gobern, a propósito de FADO AZUL)

Os arranjos continuam simples, a selecção mantém-se soberba, as novidades arrebatam (“Sem-Abrigo” ou o antológico “Porto-porto”), as versões convencem (de “Formiga Bossa Nova” a “O que tinha de ser”). Tudo porque a inquietação da fadista amadureceu, mas não baixou a pulsação. Continua ao compasso do coração, apaixonado.
(João Gobern, a propósito de FADO DOS DIAS ASSIM)

Muito, portanto.

E quem é helena sarmento?

É apenas alguém que cada um deve ouvir com os seus próprios ouvidos, implantados na sua própria cabeça, sem ninguém que lhe catalogue o significado que deve atribuir às palavras contemporâneo, inovador, genuíno ou verdadeiro, por exemplo.

Alguém que se encontra nas palavras que canta.

Mas não pode encontrá-la nas FNAC´s portuguesas.

Só mesmo em alguns sítios bonitos: na Livraria Lello (no Porto), na Ler Devagar (Lisboa), na Louie-Louie (Porto e Lisboa), na Discoteca Amália (Lisboa), no Cantinho Café (Castelo Rodrigo), na AJA - Associação José Afonso (Porto, Lisboa, Aveiro, Santarém), na Óptica Parente (Lamego)…

Ou, desde Setembro de 2014, em Paris, Londres ou Tóquio, por exemplo.

joão gigante-ferreira

Novo album !!!

  • Fado dos dias assim

     

     

    Fado dos dias assim

    - Porto-porto
    - Os Teus Dedos Por Aqui
    - Fado Negro (Separação)
    - Fado Do Perfume
    - O Nó Do Nosso Segredo
    - Fado Aritmético
    - Fado Despedida (Hospício)
    - Formiga Bossa Nossa
    - Fado De Ver
    - Fado Geografico (Problema De Orientação)
    - Sem-Abrigo
    - Manifesto Breve Contra A Guerra Ou Qualquer Outra Pena De Morte
    - Canção De Embalar
    - No Reino Das Formigas
    - Saudade Da Prosa
    - O Que Tinha De Ser

     

Nº 1075  -  10 a 16 de outubro 2013

 

Muito feliz e orgulhosa por estar aqui!...

Helena Sarmento leva Fado dos Dias Assim à Alemanha, Polónia e França


No dia 4 de Abril Helena Sarmento atua no Leopold-Hoesch-Museum, em Düren (Alemanha) e no dia 5 de Abril no Katowice Theatre, em Katowice (Polónia).

Esta estreia de Helena Sarmento na Alemanha e Polónia é aguardada com muito expectativa estando de há muito esgotados os bilhetes para o concerto na Alemanha e também praticamente esgotada a sala do Katowice Theatre.

Regressa a Portugal para um concerto no Porto (no dia 10 de Abril) e outro na Casa das Artes de Felgueiras (na noite de 24 de Abril, por ocasião das comemorações do Dia da Liberdade).

No dia 25 de Abril actuará também no âmbito das comemorações do Dia da Liberdade, no Theatre Jacques Prévert, em Aulnay-sous-Bois (Paris) e no dia 27 de Abril será a vez de Lyon ouvir a fadista.

Em palco será acompanhada por Samuel Cabral (guitarra portuguesa) e Paulo Faria de Carvalho (viola).

De referir que à semelhança do que sucedeu com Fado Azul, o seu primeiro disco, editado em 2011, em breve o Fado dos Dias Assim (2013) entrará no circuito comercial internacional, pela mão da Sunset-France.

Fado Azul (que sob responsabilidade da editora francesa recebeu, para o Resto do Mundo, a denominação “Fado Eternel”) está disponível na Alemanha, Áustria, Benelux, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Hong-Kong, Itália, Japão, Reino Unido, República Checa e Suíça.

 

Mais informação:

publicrelations.helenasarmento@gmail.com

http://www.helenasarmento.com/

http://www.facebook.com/helenasarmento

Aqui fica o registo do FADO NEGRO e do FADO DO PERFUME na nossa passagem pelo Viva a Música.

Top of Page